google education

REDES SOCIAIS

@jopa.gram
/jopa.face
/Jopa Tube

logo jopa

A importância da leitura – Por: Professora Losana

 

“O livro persistirá enquanto houver leitores. Por isso o anúncio do fim do livro pressuporia o fim da cultura, o fim da cultura letrada, o fim da humanidade”

(FREITAG, B. 2000, P. 150).

 

Temos no livro nossa matéria-prima para trabalharmos o gostar, o ter prazer, o despertar e o apaixonar-se pela magia da leitura. A descoberta fantástica do livro começa cedo, na infância.

 

A leitura pode ou não florescer desde cedo. Na maturidade, ela se torna a melhor companhia ou não. É importante fazer com que o livro se torne presente no dia a dia e, a leitura, um momento especial e prazeroso.

 

Na escola, a professora apresenta, orienta e estimula a leitura, mas não basta. É preciso ir além da escola. É preciso reservar um momento para essa prática. É preciso ter coragem de desligar o botão da televisão e descobrir um outro mundo, muito mais rico e divertido, do tamanho da nossa imaginação. Infinito!

 

A palavra “parceria” está muito na moda, então, por que não usá-la também para criarmos um trabalho conjunto: pais, professores, escola, livro… leitura! Mesmo sem o hábito, apesar de parecer difícil e talvez até seja, é preciso que os pais também estimulem a leitura em casa. É fundamental para a criança crescer em um ambiente com a presença e acesso fácil a materiais como livros, jornais, revistas… Abrir um livro tem de ser tão fácil quanto verificar as novidades e mensagens no celular. Visitar livrarias e bibliotecas deve ser uma necessidade e um prazer, assim como ir à praia, andar de bicicleta, passear no shopping etc.

 

Aqui no João Paulo I, trabalhamos com livros literários, porque acreditamos que podemos estimular nossos alunos se lhes oferecermos o melhor da literatura universal e, dessa forma, despertá-los para um mundo especial que os acompanharão por toda a vida.

Losana Hada de Oliveira Prado é professora de Língua Portuguesa do Fundamental II no turno da tarde.

Comments are closed.