“O quê? Tem prova hoje?” Essa é, certamente, uma pergunta que não deve ser feita nunca… Primeiramente, há um calendário de provas que deve ser constantemente checado, porque sinaliza a programação dos estudos. Além disso, a preparação continuada ocorre de maneira relativamente independente da programação das provas, o que faz com que os alunos estejam sejam preparados para passar por uma situação de testes.
Preparar-se de forma contínua é o que pode garantir melhores desempenhos. Assim como um corredor de maratonas se prepara de maneira global e diária, o estudante comprometido dedica-se também diariamente aos estudos. Muitos dizem que o cérebro é um músculo: precisa ser incentivado e treinado. Se parado diante das telas brilhantes da nossa vida digital, dá pouco de si, não transpira, não dói aqui e ali, não se desenvolve. Um dia, diante de uma situação em que terá que dar o melhor de si, não terá recursos, não terá forças e, depois que for dada a largada, vai avançar muito pouco e sem fôlego.
Por isso, uma rotina de estudo deve ser construída. Porém, deve respeitar as características de cada nível escolar, para não sobrecarregar o estudante: não queremos que uma lesão ocorra, por isso há sempre que se ter cuidado e atenção também com nossos músculos mentais. Com respeito aos limites, mas ao mesmo tempo, com a inclusão de constantes desafios, os estudantes se preparam para longas maratonas e para estar com o nível adequado para disputar as melhores colocações.