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Qual a melhor época para uma criança começar a aprender Inglês para se tornar um adulto fluente e autossuficiente no futuro?

Estudos no campo da neolinguística, da psicologia e da linguística demonstram que, por fatores de ordem biológica e psicológica, quanto mais cedo o aprendizado de uma língua estrangeira melhor. Segundo Harpaz, Yehouda o ritmo de assimilação das crianças até 11 anos é mais rápido e esta fase é uma janela de oportunidade que não pode ser desperdiçada.

O aprendizado da língua e a descoberta do mundo são processos paralelos para a criança. A língua estrangeira praticada na infância e na adolescência, durante o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, tende a ficar enraizada de forma semelhante à língua materna; portanto, o período ideal para tornar-se uma pessoa bilíngue é entre infância e adolescência.

É fato que o ritmo de assimilação de uma segunda língua para crianças é mais rápido; no entanto, existe uma idade crítica (12 a 14 anos, como propõe Lennenberg), a partir da qual o ser humano gradativamente perde a capacidade de assimilar línguas ao nível de língua materna – perceptível principalmente na pronúncia. Até os 12 ou 14 anos de idade, a criança em contato suficiente com o idioma, o assimilará de forma tão completa quanto a língua materna.

https://www.sk.com.br/chart_critical_period.gif

References
 Johnson, Jacqueline S. and Elissa L. Newport. Critical Period Effects in Second Language Learning: The Influence of Maturational State on the Acquisition of English as a Second Language. Cognitive Psychology. Academic Press, 1989.

Departamento de Inglês do Colégio João Paulo I.

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