google education

REDES SOCIAIS

@jopa.gram
/jopa.face
/Jopa Tube

logo jopa

A importância das férias para o desempenho escolar

[conteúdo publicado originalmente no site do shcool Advisor]

Quem aí não gosta de férias? Relaxar, curtir um tempo ocioso, recompor as emoções, fazer planos, conhecer algum lugar novo… Melhor impossível, certo? Para as crianças, não é diferente! Frequentar a escola, apesar de todos os benefícios e diversão, também representa um momento de responsabilidade para os estudantes.

Um estudo realizado pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP) mostrou que o período de férias tem um importante papel na consolidação dos conteúdos adquiridos ao longo do ano letivo e na preparação para a aquisição de novos conhecimentos. Ao brincar livremente, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, de comunicação, de negociação e liderança.

Segundo entrevista do pediatra Ricardo Halpern fornecida à Revista Crescer, as crianças recebem dois tipos de informação no dia a dia: a cristalizada, que vem da sala de aula, e a fluída ou informal, derivada de todas as outras atividades em contato com a criança ao longo do dia.

“As crianças recebem um conjunto de informações que elas não conseguem colocar em prática se não tiver um tempo livre para isso. E as férias são o momento ideal”, explica o especialista, que completa: “O brincar livre, sem horário para terminar é muito importante e altamente estimulante. É nessa hora que a criança consegue criar, aplicar o conhecimento, extrapolar o que está aprendendo na escola sem um compromisso ou pressão.”

Para isso, não vale liberar os eletrônicos o dia todo! É preciso oferecer momentos de brincadeira e até mesmo de ócio para que seu filho possa usar a imaginação e inventar atividades que possam ser relaxantes e proveitosas para seu desenvolvimento pessoal.

Comments are closed.