google education

REDES SOCIAIS

@jopa.gram
/jopa.face
/Jopa Tube

logo jopa

A Robótica e o futuro do trabalho

Segundo IFR – International Federation of Robotics a utilização de robôs no segmento de indústria vem crescendo mundialmente de forma exponencial. A nova densidade robótica média global é de 126 robôs para cada 10.000 funcionários. De acordo com a Word Robot Report 2021, a densidade praticamente dobrou desde 2015.

Milton Gerry, o presidente da International Federation of Robotics relata que  “A densidade de robôs é o barômetro para acompanhar o grau de adoção da automação na indústria de manufatura em todo o mundo”.

Vale aqui a reflexão de como estamos preparando nossos estudantes para esse futuro do trabalho. Qual o papel da escola, do ensino básico neste contexto?

Pesquisando pela internet, encontrei um artigo no Jornal da Folha de São Paulo mencionando que conforme levantamento feito pelo Instituto The Fortune, 85 % das profissões que teremos em 2030 ainda nem existem. Olha que 2030, está logo aí! 

Uma outra jornalista, Valeria Palasso, em seu artigo para o jornal BBC News menciona que assim como a máquina a vapor revolucionou a indústria no século 17, desta vez serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. Será?

Economistas dizem que estamos vivendo a 4ª revolução industrial e que ela mudará o mundo que conhecemos. Sério?

Klaus Schwab, autor do livro a “Quarta revolução Industrial”, publicado em 2016 falava que estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”

Mais inspiração? Dá uma olhada neste vídeo da IFR.

Desejamos um bom futuro do trabalho a todos!

Base para construção do texto: https://ifr.org/ifr-press-releases/news/robot-density-nearly-doubled-globally

Comments are closed.