google education

REDES SOCIAIS

@jopa.gram
/jopa.face
/Jopa Tube

logo jopa

Como o trabalho remoto impactou a esfera familiar?

Devida à pandemia da Covid-19 e ao isolamento social, muitas empresas aderiram ao home office como formato de trabalho e escolas do Brasil todo aderiram às aulas remotas. Isso, consequentemente, trouxe transformações à esfera familiar.

Em poucos meses, o lar de muitas famílias se transformou em uma mistura de ambiente profissional e educacional. Esse cenário incomum trouxe desequilíbrio nas emoções de todos, principalmente, das crianças.

De acordo com pesquisas realizadas na última década, as atitudes e comportamento profissional dos pais pode ter impacto na vida dos filhos, isso pode piorar quando essa percepção acontece dentro da própria casa, devido ao home office.

Alguns especialistas explicam que, ao ver a mãe ou pai na frente do computador ou celular, várias horas por dia, as crianças podem não compreender que eles estão trabalhando e confundirem essa divisão de atenção.

Segundo o autor do livro Total Leadership: Be a Better Leader, Have a Richer Life, e psicólogo organizacional da Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, as crianças costumam apresentar sofrimento emocional quando seus pais são psicologicamente muito dedicados às suas carreiras.

Embora essa realidade apresente algumas desvantagens na vida familiar, ainda há vantagens ocultas – e os pais podem agir para amplificar a parte boa, em detrimento da ruim. Entre as vantagens, pode-se mencionar: 

– Qualidade de vida;

– Flexibilidade na rotina profissional;

– Fortalecimento da relação familiar;

 – Maior conforto.

É necessário saber equilibrar a rotina de trabalho remoto com as obrigações e relações familiares. Dessa forma, será possível transformar o home office na oportunidade perfeita para gerar momentos memoráveis entre pais e filhos.

Fontes: uol.com.br e zendesk.com.br

Comments are closed.