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Burnout e a Pandemia

O stresse gerado pela pandemia da covid-19 está aumentando os casos de burnout e esgotamento mental. Conheça os sintomas e saiba como se proteger.

Burnout não é um mero cansaço, é a exaustão física e mental provocada pelo trabalho — seja pela carga em si, seja pelo clima ou pressão no ambiente de trabalho.

Sintomas mais comuns:

— Distúrbios de sono e apetite

— Dores musculares e de cabeça

— Irritabilidade

— Alterações de humor

— Falhas de memória e apagões

— Maior suscetibilidade a doenças

Como se proteger:

— Hábitos saudáveis

Prática de exercícios físicos regularmente, pausas para lazer e sono de qualidade, são imprescindíveis quando o assunto é qualidade de vida.

— Psicoterapia

É essencial para o indivíduo entender e superar os desafios e fazer mudanças.

— Boa alimentação

Uma alimentação rica em nutrientes, já tem inúmeras eficácias quanto ao equilíbrio do organismo, tanto para imunidade, quanto para o bom funcionamento dos neurotransmissores do bem-estar, como dopamina, endorfina e oxitocina.

— Mudança organizacional

Tão importante quanto o tratamento é investigar o que provocou o adoecimento. É importante o trabalhador considerar uma troca de função, horário e/ou ambiente.

Para evitar o burnout é importante manter um estilo de vida saudável, sentir-se reconhecido pelo trabalho que desempenha e gostar do que faz.

A promoção da saúde mental é responsabilidade de todos e o momento exige mais ações concretas e efetivas.

Tão importante quanto o tratamento é investigar o que provocou o adoecimento. É considerável o trabalhador trocar de função, horário e/ou ambiente.

Você encontra ainda mais informação sobre o Burnout e a retomada as aulas presenciais neste “artigo” bem interessante das Escolas Exponenciais.

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