ATENDIMENTO

(11) 9 6301-3724

REDES SOCIAIS

@jopa.gram
/jopanetoficial
/Jopa Tube

Mostra Cultural 2020 online

Este é o Ano Internacional da Fitossanidade Vegetal. A UNESCO chama a atenção para a saúde vegetal, incluindo temas cruciais, como controle de pragas, proteção da biodiversidade, redução de perdas, entre outros. A Nações Unidas reforçam e encorajam os governos e a sociedade civil a trabalharem de forma conjunta, para implementarem planos estratégicos de preservação da natureza e, mais que isso, garantir às atuais e futuras gerações plantas saudáveis e livres de pragas.

Que as lições dessas transformações nos ajudem a cuidar desse novo mundo, ou melhor. Um novo e melhor mundo para todos nós!

Confira abaixo esse belíssimo vídeo da UNESCO sobre o tema do ano e logo abaixo do vídeo confira a programação das apresentações dos alunos.

PROGRAMAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

Seja muito bem-vindo(a) à Mostra Cultural Online 2020 do Educação Infantil e Fundamental I

Para assistir as apresentações, você deve conferir abaixo em nossa grade de programação os horários e respectivas salas das apresentações e clicar sobre a aba da sala onde será apresentada a exposição que você deseja acompanhar.

Solicitamos que entrem com microfone e câmera desligados e que não interrompam as apresentações dos alunos. Contamos com a colaboração e compreensão de todos!

 

Horario inícioHorário términoDuraçãoExposiçãoTurmaTutores
10:0010:3000:30Sala 1 - Benefícios da horta UrbanaInf I e IIJoselaine e Nancy
10:0012:0002:00Sala 2 - As partes das plantas1A, B e CJuliana e Natália
10:0012:0002:00Sala 3 - Jornal da natureza2A, B e CRosana e Cintia
10:0012:0002:00Sala 4 - Pragas nas hortas urbanas3A, B e CSilvia Helena e Simone
10:0012:0002:00Sala 5 - Sabor e Saber4A e CCamila e Elídia
10:0012:0002:00Sala 6 - Corpo e alimentação5A e CCamila e Elídia

Inf I ou Infantil II – Benefícios da horta urbana

Os alunos do infantil I, II mostrarão o processo de como podemos fazer uma horta utilizando material reciclável. Eles darão um passo a passo de como plantar alface, coentro, salsa e alecrim. Venha aprender e plantar também!

1 A, B e C – Partes das plantas 

Os alunos do 1º ano realizaram um estudo sobre as partes da planta e descobriram a sua importância desde a germinação.

Este trabalho veio para complementar o aprendizado do cuidado que devemos ter com a nossa vegetação e saúde.

Dividimos este trabalho nas partes das plantas: raiz, caule, folha, flor e fruto. Entrem na sala e desfrutem desse universo vegetal fascinante! Aguardamos  vocês!

2 A, B e C – Jornal 

 

As turmas dos 2º anos, perceberam através de conversas e vídeos que a saúde do homem depende da saúde vegetal.

Assim, exploraram as diferenças e semelhanças dos alimentos orgânicos com os convencionais.

Conheceram também uma horta Urbana, localizada na região do Morumbi, através de uma colega da classe.

E, por fim, pesquisaram ideias de hortas montadas em espaços pequenos e conheceram alguns adubos orgânicos que ajudam no crescimento dos vegetais.

Saiba mais sobre o assunto! Visite-nos! Esperamos por vocês!!

3 A, B e C – Pragas nas hortas urbanas 

Você sabia que uma horta urbana é a ocupação do espaço ou a criação de espaços para produção de alimentos nos centros urbanos?

Nesta sala, os grupos falarão  sobre a importância de manter as plantas saudáveis numa horta urbana, as pragas que destroem as plantas e como combatê-las corretamente. Após esse  relato, serão disponibilizados links dos vídeos. Em seguida, eles explicarão os jogos virtuais e convidarão os visitantes para jogarem, através dos links de acesso.

Saiba mais sobre o assunto! Visite-nos! Estamos te esperando!

4 A e C – Sabor e saber 

Os alunos do 4º ano escolheram alguns alimentos para informar sobre o consumo, a tabela nutricional e seus benefícios, o que também levou à uma aula de culinária com os mesmos.

Compreenderam que a fitossanidade está associada ao uso consciente dos alimentos e seu equilíbrio, uma vez que as partes dos vegetais e frutos podem ser consumidas de diversas maneiras, não sendo descartada nenhuma parte. 

Você não pode perder essa aventura! Venha desfrutar do sabor e saber que essa turma preparou!

5 A e C – Corpo e alimentação 

Com os estudos feitos sobre a Fitossanidade, os alunos do 5º ano compreenderam os benefícios de uma alimentação equilibrada e de boa procedência, para o bom funcionamento do corpo, por meio de uma alimentação saudável.

As plantas saudáveis constituem a base para toda a vida na Terra, como também para as funções dos ecossistemas e segurança alimentar.

Venha conosco , pois é preciso saber que preservando a saúde vegetal, preservamos a saúde humana!

PROGRAMAÇÃO - FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Seja muito bem-vindo(a) à Mostra Cultural Online 2020 do Fundamental II e Ensino Médio.

Para assistir as apresentações, você deve conferir abaixo em nossa grade de programação os horários e respectivas salas das apresentações e clicar sobre a aba da sala onde será apresentada a exposção que você deseja acompanhar.

Solicitamos que entrem com microfone e câmera desligados e que não interrompam as apresentações dos alunos. Contamos com a colaboração e compreensão de todos!

 

Horario inícioHorário términoDuraçãoExposiçãoTurmasTutores
10:0012:0002:00Sala 1 - Agronegócio e controle de pragas6 ASilvia Ana
10:0012:0002:00Sala 2 - Fitossanidade urbana7ALucas e Marcelo
10:0012:0002:00Sala 3 - Desmatamento e fitossanidade7CEvandro / Marcelo / Lucas
10:0012:0002:00Sala 4 - O RPG da fitossanidade8CVanessa / Miriam
10:0012:0002:00Sala 5 - Desafios da agricultura familiar no Brasil e no Mundo9AEdvard / William
10:0012:0002:00Sala 6 - Segurança Alimentar1º EMGalli / Falcon / Freddy / Rodolfo / Eduardo
10:0012:0002:00Sala 7 - Fitossanidade Biogeográfica2º EMLuiz / Débora / Carlos
10:0012:0002:00Sala 8 - Fitossanidade oceânica3º EMJosafá / Betinho / Leandro / Rafael

PROGRAMAÇÃO

6 Ano  A – Agronegócio e controle de pragas 

O 6ºanoA fez um trabalho sobre Fitossanidade Vegetal que foi explorado em 7 eixos, propostos após a aula dada pela agrônoma Carina Sueyoshi, focada nas principais características dessa profissão e a relação com fitossanidade:

O que é Agronegócio?

Definição de pragas e sua importância para a agricultura

Métodos de controle biológico de pragas

 Métodos de controle químico de pragas

Manejo Integrado de Pragas (MIP)

Uso da tecnologia no combate às pragas

Controle cultural de Pragas

Venha ver como as crianças articularam tudo isso a partir de  jogos como “Fortinite”, ppts, vídeos e aplicativos como “CapCut”, “Filmora9” e “Pixtel”.

7 Ano A – Fitossanidade Urbana

 

o 7º A tratou da fitossanidade urbana a partir de duas frentes. Na primeira, um grupo de alunos desenvolveu, utilizando o jogo Minecraft, uma fazenda e um edifício em que o trabalho com a terra e de criação animal se dá de forma limpa e sustentável. 

Já o segundo grupo, por meio de slides com conceitos e imagens, encontraram formas de aplicar esses conceitos no ambiente urbano. 

Venha ver, num tour virtual, o que deu essa mistura entre ficção e realidade.

7C – Desmatamento e a fitossanidade

 

Por meio de imagens de obras de arte dos séculos passados e de imagens 3D geradas por satélite nos dias atuais, o 7C convida todos para traçar um panorama do desmatamento em terras brasileiras desde a colonização até a contemporaneidade.

8 C – RPG da Fitossanidade

 

Pprojeto do 8C compreende narrativas de RPG que serão dirigidas por um mestre (aluno) que ditará a trama; descreverá o cenário e o tempo em que elas se passam; e as tarefas, que os jogadores (visitantes) desempenharão para solucionar a questão fitossanitária desses contextos.

 

Entrem, fiquem à vontade e mergulhem nessa aventura de fictícia realidade.

9A – Desafios da Agricultura familiar no Brasil e no mundo 

Agricultura familiar é um conceito utilizado para caracterizar as unidades de produção rural, estruturadas no trabalho familiar, que se identificam pela relação entre terra, trabalho e família. Aqui você vai compreender suas características e as estratégias adotadas por esse segmento de produtores rurais para se adaptarem às condições econômicas e sociais na qual estão inseridas. 

Entre aqui para conhecer mais!

1º EM – Segurança Alimentar 

Vivemos um momento em que um dos assuntos mais discutidos é a alimentação saudável. Pensar nisso vai muito além de nos preocuparmos, apenas, na ingestão do alimento em si. É preciso ir além! 

Responsabilidade com o meio ambiente, plantio adequado, valorização da horta doméstica e sustentabilidade são temas que norteiam o objeto de nosso trabalho: A SEGURANÇA ALIMENTAR!

Quer saber mais? Clique aqui!

2º EM – Fitossanidade Biogeográfica

 

Dividido em seis subtemas, o tema Fitossanidade biogeográfica aborda uma questão de suma importância na atualidade. Trata-se de pensar a saúde vegetal num mundo onde os problemas de preservação ambiental e a luta contra a fome estão na ordem do dia. Os grupos de alunos que compõem esta sala incumbem-se da tarefa de esclarecer, na medida do possível, os dados centrais de cada subtema: 1. A importância da saúde vegetal e sua situação no mundo, 2. O espalhamento das pragas e fungos e as consequências do uso de agrotóxicos, 3. Responsabilidades individuais, nacionais e internacionais para manter as plantas saudáveis, 4. A importância da ciência e investimento em P&D para a saúde vegetal, 5. A relação do equilíbrio fitossanitário com a fome no mundo e 6. Os impactos das mudanças climáticas na saúde vegetal.

3º EM – Fitossanidade Oceânica 

 

Sabemos que os oceanos ocupam cerca de 70% da superfície do nosso planeta. Logo, grande parte do Oxigênio disponível para a nossa respiração, muitos alimentos e a biodiversidade desses ecossistemas são de extrema importância para a sobrevivência da Terra. 

Nesta sala vocês poderão entender e refletir mais sobre diversos temas relacionados a isso, como a importância das algas, a biodiversidade animal e o uso da pesca de modo sustentável, os impactos da poluição sobre esses ecossistemas, os principais fatores abióticos que influenciam esses meios e o porquê  dos recifes de corais precisarem da nossa ajuda.

Estamos aguardando vocês!

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a nossa escola